Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, tornou-se oficialmente a Capital Nacional do Mergulho, através da sanção da Lei Federal 14.716/23 no final do mês de outubro. Com essa nova distinção, o destino paradisíaco ganha ainda mais destaque, proporcionando aos turistas uma razão extra para explorar suas maravilhas subaquáticas.


A cerca de 165 quilômetros da capital do estado, Arraial do Cabo está localizada na deslumbrante Região dos Lagos.  Suas águas cristalinas tornaram o destino irresistível para os amantes do mergulho, sejam eles profissionais ou amadores. A cidade possui ampla infraestrutura de hospedagem, diversas escolas de mergulho e passeios durante o ano todo.


Com um mar de transparência única e condições ideais para o mergulho durante todo o ano, Arraial do Cabo disponibiliza mais de 200 pontos de mergulho, além de dezenas de naufrágios catalogados. Os destemidos aventureiros têm a oportunidade de explorar um universo subaquático repleto de vida e cores, proporcionando uma experiência única e inesquecível.





O que faz de Arraial do Cabo um destino especial para mergulho é a sua condição geográfica e de águas geladas, em contraste com as altas temperaturas do estado do Rio de Janeiro. As águas gélidas de Arraial do Cabo, são resultado da ressurgência, um fenômeno que traz à superfície águas profundas, responsáveis pela transparência e tonalidade azul. Essa corrente carrega consigo uma abundância de alimentos, atraindo uma diversidade impressionante de vida marinha para a região, incluindo corais, peixes de diversas espécies, tartarugas, cavalos-marinhos, arraias, golfinhos e até mesmo baleias, orcas e pinguins que ocasionalmente visitam a área.


Ao contrário de destinos que demandam extensas navegações para alcançar pontos de mergulho, em Arraial do Cabo, a poucos minutos da costa, os exploradores subaquáticos podem desfrutar de visibilidade excepcional e uma rica biodiversidade marinha. 






Entre os pontos mais cobiçados pelos mergulhadores estão a encantadora Praia do Forno, a deslumbrante Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia, cada uma delas oferecendo visuais subaquáticos de tirar o fôlego. Além disso, a Ilha dos Porcos, localizada bem em frente à Praia dos Anjos, é um local bem protegido dos ventos, tornando-o perfeito para mergulho, especialmente para iniciantes.


Outros locais muito procurados são as Ilhas dos Franceses, a Ponta Leste, o Saco do Cherne, a Pedra Vermelha, Saco do Anequim, Saco do Cardeiro e os naufrágios do navio cargueiro inglês Harlingen (1906) e da fragata inglesa Thetis (1830), que levam a profundidades de até 40 metros. 


A proposta do título de Capital Nacional do Mergulho tem, entre os objetivos, promover o turismo de forma sustentável e qualificado, tanto para os prestadores de serviço quanto para os visitantes. Em especial,  o ecossistema da região precisa ser protegido, pois é vulnerável a uma massificação turística desordenada. Um exemplo está na área conhecida como “oásis coralíneos”, onde estão diversas espécies de corais, bastante frágeis e que precisam de cuidados. 



Booking.com

*********************************

Aproveite e pesquise o seu destino na Booking pelos links e imagens desta reportagem ou na caixa de pesquisa no final do nosso site. Somos filiados ao Booking Partner Centre e reservas efetuadas através dos nossos links nos ajudam a manter a qualidade de conteúdo do Turismo Livre, através do comissionamento repassado pela Booking ao nosso site. Tudo isso com a segurança da plataforma e sem acréscimos para você. Clique e boa viagem!