A temporada de cruzeiros 2023/2024 terá um aumento de 25 para 40 escalas no Município. O incremento representa 60% a mais no comparativo com a última, que já foi considerada a maior da história de Itajaí. A expectativa é que mais de 100 mil passageiros passem pela cidade, com um impacto econômico acima de R$ 85 milhões, quase 40% a mais que na temporada passada.


“O resultado da última temporada foi tão positivo que as empresas confirmaram um aumento expressivo nas escalas. Itajaí mostrou seu potencial como destino turístico de transatlânticos e já estamos nos organizando para garantir o sucesso da temporada 2023/2024, com reuniões para detalhar como será o receptivo e a estrutura. Devemos superar a última temporada de cruzeiros e queremos entregar um atendimento de qualidade para todos os turistas que passarem por aqui”, comenta Thiago Morastoni, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos de Itajaí.


A última temporada foi considerada a maior da história, sendo reconhecida pelos números e também pela estrutura e logística no receptivo. O Centreventos Itajaí continuará como ponto de recepção dos turistas para embarques e desembarques, com todas as facilidades para os passageiros.


O encontro para analisar a última temporada e falar sobre o planejamento da próxima aconteceu no dia 23 de maio e contou com a participação da Secretaria de Turismo e Eventos, Porto de Itajaí e operadores turísticos, além do representante da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Clia Brasil.


Único Porto do sul do país


Itajaí é o único porto de embarque e desembarque no Sul do país que atende os transatlânticos das empresas MSC e Costa Cruzeiros. Na temporada 2022/2023, o Município recebeu 24 escalas e mais de 80 mil passageiros passaram pela cidade. A temporada gerou um impacto econômico de mais de R$ 62 milhões. Além disso, o Porto de Itajaí é o único para manutenção dos navios.